quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

COLESTEROL



O que é o colesterol?

O colesterol é uma substância semelhante à gordura que é transportada pelo sangue para todas as células do organismo.
O organismo necessita de colesterol para o desenvolvimento das paredes celulares, bem como para o desempenho de outras das suas funções importantes.

O colesterol provém de duas fontes: do organismo e dos alimentos que são ingeridos. No organismo, o colesterol é produzido maioritariamente pelo fígado e na porção distal do intestino delgado. Alguns dos alimentos que são consumidos fornecem quantidades adicionais de colesterol.

Assim, enquanto que certas quantidades de colesterol no sangue são essenciais para a saúde, quantidades demasiado elevadas poderão ser prejudiciais. Com o tempo, o colesterol em excesso pode depositar-se nas paredes das artérias, fazendo com que as placas de colesterol provoquem o “entupimento” das artérias e diminuam o fluxo de sangue ao coração. Daí advém o risco de ataque cardíaco. Há muitas razões para os níveis elevados de colesterol, estando entre estas a dieta alimentar e os antecedentes familiares.
A obesidade e outras doenças como a diabetes poderão igualmente contribuir para níveis elevados de colesterol. "Bom colesterol" vs. "Mau colesterol"

O colesterol transportado no sangue encontra-se revestido por uma camada de proteínas que forma as lipoproteínas: lipoproteína de alta densidade, ou o HDL-colesterol, e a lipoproteína de baixa densidade, ou o LDL-colesterol. Estas lipoproteínas são transportadoras de colesterol.

HDL-colesterol - colesterol "bom"

A lipoproteína de alta densidade, ou HDL-colesterol, é o chamado " colesterol bom", pois acredita-se que elimina o colesterol do sangue. Ter níveis elevados de HDL-colesterol poderá ajudá-lo a minorar os riscos de doença coronária. Por outro lado, quanto maior for o nível de HDL no sangue, menor será o risco de doença coronária.

LDL-Colesterol - colesterol "mau"
O LDL-colesterol em excesso deposita-se nas artérias e pode estar na origem de doença cardíacas. Quanto maior for o nível de LDL, maior será o risco de doença cardíaca.

Sem comentários:

Enviar um comentário