quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Diabetes

A diabetes é uma doença caracterizada pela incapacidade do organismo produzir insulina, ou de utilizá-la adequadamente, e pela presença de concentrações elevadas de glicose no sangue, uma vez que a insulina é a "chave" que abre a "porta" por onde a glicose entra nas células. Se houver falta de insulina, a glicose permanece no sangue em vez de fornecer energia às células.

A diabetes resulta de influências genéticas e do meio. Há dois tipos principais:

  • com dependência da insulina(tipo 1);

  • sem dependência da insulina (tipo 2).

Na diabetes insulinodependente, as células do pâncreas não coneguem produzir a hormona insulina. Esta confere às células a capacidade de absorver o açúcar, sob a forma de glicose. Quando as células não a conseguem absorver, a glicose acumula-se no sangue, essa quantidade designa-se por glicémia. Na diabetes insulinodependente, a elevada percentagem de açúcar no sangue não se deve a uma deficiência de insulina, mas ante a um mau funcionamento do organismo, em resposta à insulina. O excesso de peso é um facto importante neste tipo de diabetes.
Existe, também outro tipo de diabetes: diabetes gestacional. Surge durante a gravidez e desaparece, habitualmente, quando concluído o período de gestação. No entanto, é fundamental que as grávidas diabéticas tomem medidas de precaução para evitar que a diabetes do tipo 2 se instale mais tarde no seu organismo.

Sintomas da diabetes:

  1. Lesões nervosas;

  2. Micções frequentes e sede intensa (acto urinário frequente);

  3. Fraqueza muscular e fadiga;

  4. Visão desfocada;

  5. Insuficiência coronária;

  6. Cistite (inflamação da bexiga);

  7. Dores nas pernas.

Sem comentários:

Enviar um comentário